segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Conceitos de Química


Matéria: É tudo aquilo que possui massa e ocupa um lugar no espaço, ou seja, possui volume.

Substância: Um tipo de matéria formada pelas mesma "espécie químicas" as substâncias covalentes são formadas por moléculas, as substâncias iônicas por íons de um mesmo "agregado iônico" e as substâncias metálicas são formadas por átomos de um mesmo metal.

Mistura: Tipo de matéria formada por duas ou mais substâncias. Mistura complexas são chamadas de matéria. As misturas se classificam em homogêneas (uniforme; uma só fase) e heterogêneas (duas ou mais fases). O critério de classificação é visual.

Fenômeno Químico: O fenômeno químico é a transformação entre duas ou mais matéria, e ocorre uma mudança na natureza da matéria.

Fenômeno Físico: O fenômeno físico é a transformação entre duas ou mais matérias, e não ocorre mudança na sua natureza.




                                                        O que é Química

Ciência quer dizer conhecimento em latim, sendo assim, a Química é o conhecimento ou a ciência que estuda as propriedades e as transformações que ocorrem na matéria e a energia acorrida nesses processos.

A Química está presente em nosso dia a dia, como por exemplo, nos medicamentos, nas pilhas e baterias, nos processos de corrosão etc.


Química Orgânica: Ciência que estuda as propriedades da composição e das reações químicas dos compostos organidos do carbono.

Química Inorgânica: Ciência que estuda as propriedades da composição e das reações químicas dos demais compostos elementos químicos

Físico-Químico: Ciência que estuda questões químicas relacionadas à Física.

Química Analíca: Ciência que analisa amostras químicas para descobrir sua composição estrutural e quantidade de elementos químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário